Foto Contada — #14

Contanto a fotografia — Foto 14

Flavio RB
Sobre Fotografar
Published in
3 min readJul 11, 2018

--

Mais uma edição do Foto Contada. Onde eu conto detalhes sobre alguma fotografia minha.

O local e condições (clima, horário, etc) de onde a foto foi feita

O segundo passeio Fotografar Florzinha no Jardim Botânico desse ano (2018). Era para ser no último domingo do outono, mas acabou sendo no primeiro do inverno. Estava um dia meio nublado com pouco sol. Algumas partes do céu podia ser visto o azul, mas no horário da foto a parte do Jardim Japonês não estava completamente iluminada com sol direto.

A foto foi feita na sombra, por isso a necessidade de usar o ISO tão elevado. Foi um dia em que alterei o ISO várias vezes dependendo se eu estava no sol ou não.

A foto foi feita perto das 11:30 no dia 24/07/2018.

Dado interessante sobre a foto

Um dado interessante é que todos falam da luz do outono, mas na nossa latitude (a Cidade do Rio de Janeiro) a luz que seria o outono europeu se dá no inverno. Para fotografar no outono com luz de outono europeu, é preciso ir bem mais para o sul.

Assim, com “luz de outono”, mesmo ao quase ao meio dia, temos uma altura do sol que não provoca sombras duras do alto para baixo. Isso vale até para retratos em dias bem claros.

A flor havia sido deixada naquela posição por outra pessoa. Não sei se alguém a pegou no chão perto da planta ou se a retirou.

Importante: Não retirem flores das plantes no Jardim Botânico. Além de prejudicar os espécimes é uma violação das normas de visitação do espaço, preservem nosso direito de ir visitar (livres de guias) o espaço de uma instituição de pesquisas botânicas.

Detalhes para a medição da luz

A medição de luz foi feita em modo pontual, medindo a parte mais clara e iluminada da flor. O indicador do fotômetro foi deixado em +1, pois mesmo estando bem iluminada, a forma e posição das pétalas provocam sombras e não era desejado que as pates com mais luz apresentassem estouro das altas luzes.

Depois de medir nessa parte, “mirei” em uma parte escura — pintada de preto e já um tom cinza escuro — para verificar se essa parte não estaria muito clara. Eu não desejava ter que acertar nada em ajustes de níveis nessa foto. Assim estaria aproveitando mesmo as vantagens de um dia nublado, onde a latitude tonal da cena está bem fácil de ser capturada sem precisar expor para a direita de forma a aproveitar a recuperação mais fácil das altas luzes.

Dados técnicos da foto

  • Câmera: Canon EOS 5D Mark III
  • Objetiva: EF 70–200 mm f/2.8 L IS II USM
  • Comprimento focal real: 200 mm
  • Comprimento focal equivalente: 200 mm
  • Abertura de diafragma: f/4.5
  • Tempo de exposição: 1/160
  • ISO800
  • Medição de luz: Pontual na parte mais clara das pétalas deixando em o indicador de medição em +1.
  • Foto número: 92 (o 92° disparo do dia)
  • Câmera na mão (lente com estabilizador de imagens ativado)

A foto

Camélia — Jardim Japonês — Jardim Botânico — Rio de Janeiro — 2018–06–24 0092 — ©Flavio RB

Espero que tenham gostado da décima quarta edição. Aguardo comentário e perguntas sobre essa foto.

Se desejarem, podem sugerir alguma foto minha para eu contar, faça a sua sugestão comentando no texto de índice da série.

Até a próxima.

--

--