Foto Contada — #20

Contanto a fotografia — Foto 20

Flavio RB
Sobre Fotografar
Published in
3 min readOct 3, 2018

--

Mais uma edição do Foto Contada. Onde eu conto detalhes sobre alguma fotografia minha.

O local e condições (clima, horário, etc) de onde a foto foi feita

Uma manhã de temperatura amena e céu límpido no outono carioca. Um passeio no Jardim Botânico do Rio de Janeiro numa saída prática do meu minicurso de medição de luz (fotometria).

Foi o mesmo dia que a Foto Contada #9, 29 de abril de 2018, sendo essa foto feita 15 minutos depois (10:02), saindo da parte da Região Amazônica e caminhando paralelamente a Rua Pacheco Leão. Uma área com bastante sombre mas algumas frestas por entre as árvores que deixam a luz direta do sol passar.

Extraído do EXIF — Subject distance: 01.53 m a 1.60 m

Dado interessante sobre a foto

Como dito acima, eu estava na aula de fotometria. Como é a parte do Jardim Botânico onde é comum a flor que mais gosto de utilizar para exemplificar medição de luz (veja aqui) eu estava atento nas flores dessa planta e também nas folhas que ficam bem escurar quando estão a sombra.

Foi, então que vi a pequena teia com a aranha numa parte com uma luz feito um snoot natural, feito pela passagem da luz direta do sol por entre as árvores.

Detalhes para a medição da luz

A medição de luz já estava praticamente correta por uma tentativa de mostrar a sequência de fotos da flor (citado acima). Mas, sem algo branco intenso iluminado na mesma luz da aranha resolvi confirmar a medição, em modo pontual, na folha escura que estava iluminada (o fundo onde está a aranha e a teia — parte iluminada) deixando o indicado do fotômetro em +1/3 de ponto

Deixei como se a folha escura fosse mais clara que o cinza médio — proposital para a foto não ficar tão escura — fazendo com que a teia ainda aparecesse bem), sem risco de estourar a parte mais clara do corpo da aranha).

Dados técnicos da foto

  • Câmera: Canon EOS 5D Mark III
  • Objetiva: Canon EF 70–200 mm f/2.8L IS II USM
  • Comprimento focal real: 200 mm
  • Comprimento focal equivalente: 200 mm
  • Abertura de diafragma: f/5.6
  • Tempo de exposição: 1/200 s
  • ISO1600
  • Medição de luz: Medição pontual na parte iluminada pelo sol da folha que está atrás da aranha, deixando o indicador do fotômetro em +1/3 de ponto.
  • Foto número: 35 (o 35º disparo do dia)
  • Câmera na mão.

A foto

Aranha em sua teia — 2018–04–29 0035 — © Flavio RB

Detalhes (corte em 1080x1080 px)

Não está com o foco cravado na aranha, mas tem parte da teia (a direita que está em foco) — notar que tinha vento e estava com a câmera na mão.

São quatro cortes, um centrado na aranha, um acima, um a direita e outro abaixo (para ver a sombra da aranha na folha (já bem desfocado).

Eu deixei pontas das patas da aranha para facilitar a localização do corte na imagem original

Cortes centrado na aranha (esquerda) e acima dela (direita)
Cortes a direita da aranha e abaixo dela

Espero que tenham gostado da vigésima edição. Aguardo comentário e perguntas sobre essa foto.

Se desejarem, podem sugerir alguma foto minha para eu contar, faça a sua sugestão comentando no texto de índice da série.

Até a próxima.

--

--