Foto Contada — #22

Contanto a fotografia — Foto 22

Flavio RB
Sobre Fotografar
Published in
3 min readOct 31, 2018

--

Mais uma edição do Foto Contada. Onde eu conto detalhes sobre alguma fotografia minha.

O local e condições (clima, horário, etc) de onde a foto foi feita

Foi uma saída com dois amigos para conversarmos sobre fotografar em preto e branco, tendo sido a primeira (ainda experimental — gosto de dizer que foi a saída número zero) saída orientada de olhar para o preto e branco. O local escolhido para esse papo e experimentação fotográfica foi o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro.

É uma foto de interior, só é válido mencionar que era um dia claro de muita luminosidade, pois a luz que entra pela cúpula do CCBB é muita e a única a iluminar a parte do anel superior logo abaixo dessa cúpula. Então, apesar de ser uma foto de interiores, é uma foto com iluminação natural.

Eram perto das 11:15 da manhã no final de março (início do outono).

Dado interessante sobre a foto

Eu resolvi experimentar ângulos diferentes com a lente fisheye, mesmo tendo optado pelo maior comprimento focal (15 mm) que na câmera APS-C (Canon — fator de corte 1.6x), faz termos um ângulo de visão mais fechado, ainda teremos uma grande deformação esférica.

Eu fiz a foto praticamente encostando a câmera na parede e apontado para cima para pegar bem ao centro a luminária tentando pegar o máximo da cúpula do teto e deixando a imagem o mais simétrica o possível.

Detalhes para a medição da luz

A medição de luz foi feita em modo pontual, apontando para a parte mais clara da parede (que não é branca) logo abaixo da luminária fora da sombra e deixando o indicador do fotômetro em +1.

Foi praticamente a mesma medição de luz de outra foto anterior (lembre que se a luz não mudar não é preciso medir), eu só confirmei que estava como queria. Depois dessa intenção de deixar a parede bem clara apontei para a parte escura da luminária para ter ideia de que não perderia muito detalhe de sombra (não perderia).

A luz exterior vindo do céu pela cúpula está quase completamente estourada sem possibilidade de recuperação de qualquer tonalidade. Mas, para essa foto, o importante eram as paredes e os detalhes do teto e luminárias.

Dados técnicos da foto

  • Câmera: Canon EOS 7D
  • Objetiva: Canon EF 8–15mm f/4L Fisheye USM
  • Comprimento focal real: 15 mm
  • Comprimento focal equivalente: 24 mm
  • Abertura de diafragma: f/5.6
  • Tempo de exposição: 1/30 s
  • ISO800
  • Medição de luz: Pontual na parede (que não é branca) deixando em +1
  • Foto número: 77 (o 77º disparo do dia)
  • Câmera na mão.

A foto

Captura em RAW+JPEG. Essa imagem é o JPEG configurado na câmera, com:
- Picture Style para monocromático com ajuste de contraste e “sharpen”, sem simulação de filtro de cor e sem aplicação de tonalização;
- D-light ativado

Detalhe no Centro Cultural Banco do Brasil / Rio de Janeiro — 2013–03–23 0077 — © Flavio RB

Espero que tenham gostado da vigésima segunda edição. Aguardo comentário e perguntas sobre essa foto.

Se desejarem, podem sugerir alguma foto minha para eu contar, faça a sua sugestão comentando no texto de índice da série.

Até a próxima.

--

--